Mundo Naruto



 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Daltônicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ยςђเђค รครยкє
Estudante
Estudante
avatar

Mensagens : 102
Data de inscrição : 15/01/2012
Idade : 21

Ninja Card
Ryos Ryos: 10.0000000
HP HP:
2300/2300  (2300/2300)
Chakra Chakra:
2500/2500  (2500/2500)
MensagemAssunto: Daltônicos   Ter Abr 03, 2012 3:48 pm

Bom não sei como venho coragem de eu dizer isto faz anos que escondo isso sou daltônico ¬¬' Preconceito???

mais se o Rikudou intender e ler este texto ele irá mudar umas coisas aqui eu acho.Este texto fez eu descobrir mais coisas sobre minha visão posso não indentificar as cores mais minha visão é mais bala que a de vocês ¬¬'



Texto


Oque é Daltônico

O daltonismo (também chamado de discromatopsia) corresponde à incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Esta incapacidade normalmente tem origem genética, mas pode também surgir devido outras causas, como por exemplo lesões no olho ou no cérebro.

O distúrbio, que era desconhecido até o Século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia da qual ele próprio era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, acaba sendo de ocorrência muito mais comum entre os homens.

Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na visualização de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que causa distorções na visualização de diversas cores do espectro. Isso ocorre devido ao mau funcionamento dos cones existentes na retina, que não são capazes de ter a percepção correta de certas cores.

Mecanismo

Cores primárias
As três cores primárias são captadas pelos cones e se combinam formando uma imagem colorida A retina humana possui três tipos de células sensíveis a cores, chamadas de cones. Cada um deles é responsável pela percepção de um determinado setor do espectro luminoso, podendo haver uma certa sobreposição de certas regiões do espectro. Porém, generalizando, pode-se afirmar que essas faixas espectrais correspondem ao vermelho, ao verde e ao azul (cores primárias). Todos os outros tons existentes derivam da combinação dessas três cores. A tonalidade que se enxerga depende do modo que cada tipo de cone é estimulado. A luz azul, por exemplo, só é captada pelas célula mais sensíveis a essa cor. No caso dos daltônicos, alguns desses cones não estão presentes em número suficiente para detectar corretamente a coloração ou então apresentam alguma alteração que impede o envio adequado das mensagens ao cérebro.

Tipos de daltonismo
O tipo mais comum de daltonismo é aquele em que a pessoa apresenta alterações na recepção da cor verde, chamado de deuteranomalia. Em segundo lugar estão aqueles que possuem dificuldades para captar a cor vermelha - protanomalia. Em número menor, existem daltônicos que possuem poucos receptores da cor azul, chamada de tritanomalia, que causa confusão entre essa cor e a cor amarela.

Um tipo raro de daltonismo é aquele em que as pessoas são completamente "cegas" para as cores: seu mundo é em preto e branco e tons de cinza. Nesse caso, se diz que a pessoa possui visão acromática.

Existem testes que permitem determinar se uma pessoa é daltônica e qual seu grau de deficiência na percepção de cores. O teste mais utilizado internacionalmente é o teste de Ishihara, onde cartões coloridos contendo números são exibidos permitindo a detecção do problema.

Genética
A mutação genética que provoca o daltonismo sobreviveu pela vantagem dada aos daltônicos ao longo da história evolutiva. Essa vantagem advêm, sobretudo do fato dos portadores desses genes possuirem uma melhor capacidade de visão noturna e a capacidade de visualizarem elementos ocultos, como um animal ou inimigo escondido na mata pela sua camuflagem. Diante desse quadro vantajoso, a seleção natural tratou de perpetuar essa alteração na visão.

Como o daltonismo é provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y), o problema ocorre muito mais frequentemente nos homens que nas mulheres. Estima-se que 8% da população seja portadora do distúrbio, mas as mulheres correspondem a menos de 1% deste total.

Genótipo Fenótipo Detalhes
XD | XD Mulher com visão normal Homozigota não portadora do gene anômalo
XD | Xd Mulher com visão normal Heterozigota portadora do gene anômalo
Xd | Xd Mulher daltônica Homozigota recessiva - a do gene anômalo
XD | Y Homem com visão normal Hemizigoto dominante
Xd | Y Homem daltônico Hemizigoto recessivo

No caso de um indivíduo do sexo masculino, como não aparece o alelo D, bastará um simples gene recessivo para que ele seja daltônico, o que não acontece com o sexo feminino pois, para ser daltônica, uma mulher precisa ter os dois genes recessivos dd.

Quando o pai é daltônico (d) e a mãe possui visão normal (DD), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras do gene (Dd).
Quando a mãe é daltônica (dd) e o pai possui visão normal (D), as filhas serão portadoras (Dd) e os filhos serão daltônicos (d).
Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai possuir visão normal (D), 50% dos filhos serão daltônicos e 50% das filhas serão portadoras do gene.
Se a mãe é portadora (Dd) e o pai daltônico (d) 50% dos filhos e das filhas serão daltônicos.
Se a mãe for daltônica (dd) e o pai também (d) 100% dos filhos e filhas também serão daltônicos.

Diagnóstico

Existem três métodos para se diagnosticar a presença do daltonismo e determinar em que grau ele está afetando a percepção das cores de uma pessoa:

Anomaloscópio de Nagel - Consiste em um aparelho onde o indivíduo que vai ser examinado tem seu campo de visão dividido em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma diversas luzes monocromáticas verdes e vermelhas. O examidado deve tentar igualar os dois campos, alterando a razão entre a intensidade das luzes vermelha e verde, e modificando a intensidade da luz amarela.

Lãs de Holmgreen - Consiste na avaliação da capacidade de separar determinados fios de lã em diversas cores.

Teste de cores de Ishihara - Consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Esse é o método mais frequentemente utilizado para se diagnosticar a presença do daltonismo, sobretudo nas deficiências envolvendo a percepção das cores vermelho e verde. Uma figura (normalmente uma letra ou algarismo) é desenhada em um cartão contendo um grande número de pontos com tonalidades que variam ligeiramente entre si, de modo que possa ser perfeitamente identificada por uma pessoa com visão normal. Porém um daltônico terá dificuldades em visualizá-la.
Como o teste de Ishihara não pode ser utilizado por crianças ainda não alfabetizadas, desenvolveu-se um método secundário onde os cartões, em vez de números e letras, contêm desenhos de figuras geométricas, como quadrados, círculos e triângulos, que podem facilmente ser identificados por crianças em idade pré-escolar.

Tratamento
Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio. Porém, um daltônico pode viver de modo perfeitamente normal, desde que tenha conhecimento das limitações de sua visão. O portador do problema pode, por exemplo, observar a posição das cores de um semáforo, de modo a saber qual a cor indicada pela lâmpada.

Como na idade escolar surgem as primeiras dificuldades com cores, sobretudo em desenhos e mapas, os pais e professores devem estar atentos ao problema, evitando constranger e traumatizar a criança. Pode ser frustrante para uma criança ter a certeza de que está vendo um algo em determinada cor, enquanto todos os colegas e a professora afirmam que ela está errada.

Adaptações
Para um daltônico, navegar em websites coloridos da Internet pode ser uma experiência não muito agradável. Alguns textos podem estar ilegíveis, de acordo com o esquema de cores utilizado. Devido ao grande número de deficientes para cores e a existência de dificuldades para navegar pela Web, há uma tendência das empresas pensarem com mais seriedade na criação de páginas que sejam acessíveis a todos.

Algumas cidades já possuem semáforos adaptados para os portadores de daltonismo, que apresentam uma faixa branca ao lado da luz amarela, possibilitando ao daltônico distinguir qual a cor do sinal aceso pela posição da luz (acima ou abaixo da faixa).

Lápis de cores podem ter o nome de cada cor gravada em seu corpo de modo a facilitar sua identificação.

curiosidades

Os daltônicos são incapazes de discernir as sete cores de um arco-íris. O daltonismo pode representar uma vantagem evolutiva sobre as pessoas portadoras de visão normal, tal como descrito num artigo publicado pela BBC Online.
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge demonstrou que algumas formas de daltonismo podem, na verdade, dar às pessoas uma visão mais aprimorada de algumas cores.
Durante a 2ª Guerra Mundial se descobriu que os soldados daltônicos tinham mais facilidade para detectar camuflagens ocultas na mata.
Os daltônicos possuem uma visão noturna superior a de uma pessoa com visão normal.
Eles também são capazes de identificar mais matizes de violeta que as pessoas de visão normal.
A maioria dos daltônicos não sabem que possuem esta anomalia.
A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.
O pintor Vincent van Gogh sofria de daltonismo.
A incidência de daltonismo é maior entre os descendentes de europeus.
Os daltônicos vêem, em média, entre 500 a 800 cores.
Normalmente as cores prediletas de quem tem esta alteração genética são o azul ou roxo, por serem cores vivas.
Para os daltônicos o arco-íris não possui 7 cores.



Se tiver outros Daltônicos aqui no forum irão saber mais sobre suas visões.


Comentem aí no post oque acham da minha visão kkk
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Daltônicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» [Regra] Jutsus únicos e Limitados
» Sala de Equipamentos Eletrônicos
» Comercio de Eletrônicos em Tokyo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo Naruto :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Mundo Real :: Discussão Geral-